terça-feira, 5 de julho de 2011

Metodologia do Projeto X

Para desenvolver o nosso trabalho do Projeto X, usufruimos das mais diversas fontes, como sites de pesquisas, vídeos instrutivos, revistas da LEGO, livros técnicos, imagens dentre outras.

Vamos observar a nossa rotina e o que fazemos em um dia.

Além disto pretendemos fazer umas visitas de pesquisa de campo em algumas fábricas, indústrias automobilísticas e indústria que produz elevadores.

Vamos montar uma maquete representando o dia a dia.

Tentaremos desenvolver robos automatizados e semi-automáticos.

O blog e o papel são maneiras de representar, em forma de registro, o que estamos pesquisando.

A fotografia, filmagem e a busca de vídeos será uma maneira de desenvolver o Projeto X.

Inserir os links:
- Revista de Educação Tecnológica LEGO ZOOM;
-www.mundo

Veja robôs parecidos com humanos.

Como criar um lança bolinhas

Onde encontramos a Robótica em nossas vidas?

A partir do momento em que acordamos, utilizamos muitos objetos importantes para o desempenho de tarefas necessárias. E em muitos desses objetos, é possível encontrar Robótica.
Como por exemplo, ligar o ventilador não parece um ato simples que você realiza praticamente todos os dias que você aciona com um simples toque? Porém, por dentro disso tudo, existe uma máquina, um mecanismo automatizado, que não é tão simples quanto apertar um botãozinho.
Outro exemplo é: acender a luz. É um ato que realizamos todos os dias, que não podemos nem chamar de tarefa, pois é acionado em menos de 1 segundo, pois é só pressionar o interruptor. O movimento do interruptor é um tipo de alavanca, que é um mecanismo muito utilizado e que foi desenvolvido por Arquimedes. A alavanca está presente também em outros objetos do dia a dia como no alicate ( ferramenta ou de unha). Também está presente no braço do trator, que é muito útil em construções, para levantar terra e fazer buracos.

A percepção do mundo sobre Robôs

Muitas pessoas veem o robô com um formato fisicamente semelhante ao do corpo humano, porém os robôs não precisam, necessariamente ter aquele formato tradicional , que tem semelhanças físicas com o ser humano. Um robô pode ser qualquer estrutura com um mecanismo automatizado ou manual que tenha uma programação feita no computador.

Invasão dos Robôs

Na época em que foram lançados, na década de 1960, os robôs eram caros e acessíveis a pouquíssimas empresas existentes em países mais desenvolvidos, principalmente no Japão e nos Estados Unidos. No entanto, a partir de 1976 começaram a baixar de preços de uma forma extremamente acelerada.
O grande responsável por esta brutal redução de custos que ocorreu na informática e na robótica é a microeletrônica. Com o avanço desta disciplina, por exemplo, foi possível colocar toda a capacidade do ENIAC, o primeiro computador a válvula desenvolvido em 1950, em uma pastilha de silício de menos de 0,5 cm2. Ressaltando que isso se consegue com velocidade de processamento muito superior e a um custo infinitamente menor.
Desta forma os microprocessadores, influenciaram diretamente a capacidade de todas as máquinas industriais, tendo impacto decisivo nas tecnologias associadas à robótica, permitindo que a capacidade de processamento de informações se multiplicasse de forma estrondosa, além de baratear o custo dos robôs, tornado-os mais acessíveis.

Robô

Um robô é um mecanismo inteligente que executa tarefas por conta própria ou sob orientação. Na prática, um robô é geralmente uma máquina eletromecânica guiada por um computador ou por uma programação eletrônica. Os robôs podem ser autônomos ou semi-autônomos. Há robôs industriais, móveis ou robôs de serviço.

Equipe Robots

A Equipe Robots (que significa Robô em inglês,) responsável por desenvolver o trabalho sobre Robótica em nosso dia-a-dia, é formada pelos alunos:
-Beatriz Mouchrek Granha
-Bruno Rezende Costa
-Gabriel Zenha Moraes
-Pedro Henrique Rodrigues Nogueira
-Rafaella Oliveira de Paula Machado
-Vitor Marques Magalhães
-Vitor Hallack


A Pergunta/Problemática

Nós, da Equipe Robots, gostaríamos de saber onde e de que forma a Robótica se apresenta, contribuindo em nosso dia.

Justificativa do Projeto


As razões que nos fizeram pensar em Robótica e o uso destes mecanismos em nosso dia a dia?

O que a Robótica tem haver com a escola? Para que estudar Robótica? O que é Robótica?

Pensamos nesse tema pois gostaríamos de saber mais sobre a Robótica e tivemos curiosidade de entender como funcionam os mecanismos e se é possível fazer Robótica em casa. Algumas disciplinas que são estudadas na escola estão relacionadas com o tema Robótica, como a Matemática, Ciências, Física e Biologia. É importante estudar Robótica para entendermos melhor como funcionam alguns objetos que estão presentes em nosso cotidiano. A robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação e trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados,tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

Tema do Projeto X

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Pretendemos mostrar como a Robótica pode influenciar em nosso dia-a-dia, onde ela está presente nos lugares em que frequentamos, para que ela serve, e o que é Robótica. Também mostraremos como é possível desenvolver robótica em casa, para isso montaremos um protótipo representando a Robótica em nosso cotidiano.

Objetivos

- Compreender como funcionam os mecanismos da Robótica.


- Perceber onde a Robótica está presente em nosso cotidiano.


- Criar mecanismos a partir de protótipos em uma maquete que representará nosso dia a dia.